A empresária Rita Corradi Azevedo divulgou, nesta semana, o calendário de campanhas de doações que serão realizadas em Tatuí ao longo do ano.
O início das ações está programado para este mês e incluem coleta de sangue, cadastro de doadores de medula óssea e um evento voltado à prevenção de hepatite.
Estas duas últimas iniciativas, no entanto, ainda não têm data definida, conforme Rita. O calendário começa no dia 31 deste mês, com a campanha de doação de sangue que acontece na Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.
Na ocasião, serão recebidas doações de alunos no período das 15h às 21h. A coleta dos materiais será realizada pela equipe do Hemonúcleo Regional de Jaú, que atende ao HAC (Hospital “Amaral Carvalho”), da cidade de mesmo nome.
O próximo compromisso para ajuda ao hemonúcleo está agendado para o dia 12 de abril, na Escola Estadual “Barão de Suruí”. Em agosto, a Fatec volta a abrigar coleta, por conta do “trote solidário”.
Na ocasião, o foco é obter doações de calouros que ingressarão no segundo semestre do ano letivo. A data da coleta segue sem agendamento e depende do calendário da unidade de ensino.
Em agosto, a “Barão de Suruí” sediará nova campanha de coleta de bolsas de sangue. O evento está programado para o dia 30, em horário a ser agendado.
Já em novembro, a empresária prepara ação junto a funcionários da CCR SPVias, concessionária que administra trechos de rodovias na região.
Desde 2009 até o ano passado, Rita contabilizou o cadastro de 2.541 doadores, com 2.038 bolsas de sangue. Conforme relatório disponibilizado pela empresária, o número de colaboradores e de materiais coletados pelo hemonúcleo cresceu desde que a iniciativa começou a ser realizada em Tatuí.
Em 2009, foram 163 cadastros com 113 bolsas coletadas. No ano seguinte, as campanhas resultaram em 377 novos doadores e 315 bolsas de sangue.
Em 2011, a empresária contabilizou cadastro de 544 pessoas, com coleta de 493 bolsas de sangue. No ano retrasado, houve 611 novos cadastros e coleta de 461 bolsas. Já em 2013, Rita registrou 846 doadores e 656 bolsas.
Podem contribuir com as ações pessoas entre 18 e 67 anos de idade. Adolescentes a partir de 16 anos somente poderão doar sangue se apresentarem documentos e estiverem acompanhados do pai, mãe, ou responsável legal.
Conforme o Hemonúcleo Regional de Jaú, a doação não é recomendada para quem estiver em jejum. Já quem fez refeições pesadas deve aguardar duas horas antes de doar.
Também para contribuir, é preciso ter peso mínimo de 50 quilos e estar em “boas condições de saúde”. O doador não pode estar resfriado ou ter tomando medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios 15 dias antes da coleta. Em caso de tomar vacina, é recomendada espera de um mês para doação.
Não serão aceitas, como doadoras, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Também estão descartadas doações de pessoas portadoras de doença de Chagas, sífilis, hepatite ou HIV, e que tenham sido convulsos após os dois anos de idade. A campanha ainda exclui, como doadoras, as pessoas que frequentaram regiões com registros de malária nos últimos seis meses.